Quer descobrir que você tem descendência italiana? É isso que vamos te ensinar hoje.

Caso tenha interesse em entrar com solicitação para se tornar cidadão italiano, vamos te ensinar como encontrar parentes e reunir todas as certidões do processo.

Acompanhe o texto a seguir e esclareça todas as suas dúvidas.

 

Como saber se tenho descendência italiana?


Uma das principais dicas para começar sua pesquisa de descendência italiana é a origem do sobrenome.

Converse familiares, pergunte sobre os antepassados e cheque a probabilidade de ter italianos como antepassados.

 

Como encontrar parentes na Itália


Uma vez que você descobriu que tem antepassados italianos, precisa encontrá-los.

Para isso, pode realizar uma busca referente ao sobrenome. Na internet, há diversos sites para pesquisa de parentes na Itália. Existe por exemplo, o Family Search que documenta há muito tempo informações de familiares, reúne diversos documentos como certidão de nascimento, casamento, óbito, imigração de diversos países etc.

Existem outros sites que realizam a busca de documentos e certidões italianas, e inclusive os entrega diretamente em casa.

Entretanto, vale lembrar que não é garantia encontrar tudo através de banco de dados online.

Por isso, recomendamos que contrate uma empresa especializada em busca de documentos para obter resultados satisfatórios e com maior agilidade.

 

Quem tem direito a cidadania italiana?


E não basta só ter descendência italiana para ter a cidadania reconhecida. Precisa comprovar através de certidões como nascimento, casamento, óbito.

Vale lembrar que não existe limite geracional. Por isso, desde que haja ligação sanguínea e os documentos certos sejam apresentados, é possível se tornar um cidadão italiano.

encontrar parentes na Itália

 

Como tirar a cidadania italiana


Você pode solicitar a cidadania na Itália ou no Brasil e essa preferencia está ligada diretamente ao caminho do processo.

O processo de cidadania italiana na Itália é feito por uma Comuni, as prefeituras italianas. Demora cerca de 03 meses e custa aproximadamente R$30.000,00 por pessoa.

É importante frisar que o requerente terá que viajar para a Itália para participar de todo processo e por isso neste valor inclui: acomodação, profissional para assistência, passagens etc.

Já o processo no Brasil, pode demorar até 12 anos e é o mais barato. Os custos incluem: taxa consular e valores gastos com tradução juramentada e apostilamento de Haia, dois processos fundamentais para que os documentos sejam reconhecidos no exterior.

Além disso, há o processo por via judicial. Há uma lei na Itália que exige que os processos de cidadania não demorem mais do que 730 dias seja respeitada. Como a fila é enorme, é possível entrar com uma ação pedindo que o prazo seja cumprido. A média de tempo, nesses casos, é de 12 a 36 meses e valor pode chegar a R$ 15 mil.

 

Conclusão


Neste texto, você aprendeu como descobrir se tem descendência italiana e entendeu como ter a cidadania reconhecida.

Comece hoje mesmo a busca pelos documentos italianos de seu antepassado e fique mais perto mais próximo de ser reconhecido como um cidadão da Itália.

Conte com a Doc Force para garantir que seu processo seja mais rápido e assertivo. A empresa possui especialistas espalhados no mundo inteiro e pode garantir que sua busca obtenha os melhores resultados.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.

 

Compartilhe