A busca de documentos italianos é um dos primeiros passos para quem deseja iniciar o processo de cidadania. É possível fazer através de arquivos de pesquisa ou de cartórios na Itália, com ajuda de profissionais.

Apesar da importância do levantamento de certidões, quase todos os interessados possuem dúvidas a respeito de como fazer da forma certa.

Afinal, não parece ser fácil conseguir acesso a documentação que, muitas vezes, está fora de território brasileiro. Ou pior, que sequer sabe onde está.

O artigo de hoje tem o objetivo de explicar como encontrar os documentos italianos para o processo de cidadania de maneira mais assertiva.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar o texto até o fim!

 

Tudo o que você precisa saber sobre busca de documentos italianos


Para que você possa fazer uma pesquisa de documentos eficaz, a primeira coisa a se fazer é conversar com familiares, especialmente os mais velhos.

Nessa etapa, é importante não ter pressa e ir entrevistando todos que possam te oferecer informações aos poucos. Não deixe de questionar sobre nome completo, ano de nascimento, data de falecimento e cidade em que residia.

Nem sempre é fácil conseguir essas informações. Às vezes o contato com os parentes na Itália foi perdido ou os parentes mais velhos esqueceram.

Mas não fique frustrado caso não consiga tudo o que precisa. Qualquer dado que conseguir, ajudará muito.

Vale lembrar que por mais que seu avô, por exemplo, não tenha o que você precisa, provavelmente, indicará alguém para responder suas perguntas. Portanto, usufrua do que a conversa pode te dar.

 

Árvore genealógica na busca de documentos italianos


Você sabia que a árvore genealógica italiana é fundamental para o processo de requisição de cidadania? E o melhor, pode servir como ponto de partida para sua busca?

Hoje em dia, existem sites que te permitem adicionar fotos e todas as informações de cada membro da família. O My Heritage funciona de maneira intuitiva e te ajuda a visualizar o progresso feito.

A dica é começar a construir a árvore genealógica por você: suas informações, dos seus pais, avós, bisavós e assim em diante até chegar a quem te transmitirá a dupla nacionalidade.

 

A importância do sobrenome


Você sabia que o seu sobrenome pode dizer muitas coisas? O motivo é que existem nomes familiares comuns de certas regiões da Itália. Portanto, investigando a etimologia e incidência no país, sua busca ficará mais fácil.

O Cognomix pode te ajudar com isso. Não está disponível em português, porém você pode usar ajuda do Google Tradutor. É bastante intuitivo e pode esclarecer origem, significado e regiões com maior densidade.

Tome cuidado ao utilizar: confira se o sobrenome não foi abrasileirado e teste diferentes grafias.

 

Cuidado com a nacionalização do sobrenome


Após completar sua árvore genealógica, investigue para ver se os sobrenomes foram abrasileirados. Geralmente, os italianos têm letra dupla, como Marchetti, Villa, Rossi, Grassi.

Veja outros sobrenomes comuns italianos

Amato, Rossi, Russo, Lombardo, Pellegrino, Esposito, Bianchi, Caputo, Romano, Colombo, Ricci, Leone, Marino, Serra, Greco, Coppola, De Santis, Giuliani,  Ferrari, Barone,  Conte, Vitali, Parisi, Palmieri,  Mazza, Testa, Gentile, Martinelli, Sorrentino, Caruso, Milani, Guerra,Farina, Sartori.

 

Use a internet para descobrir mais sobre o familiar italiano


Para saber mais sobre as certidões dos seus familiares, você pode começar pela internet. Existem sites que facilitam o acesso a registros históricos.

 

Family Search


O Family Search é um dos melhores sites para quem quer encontrar certidões para o processo de cidadania. Por lá, são disponibilizados mais de 4 milhões de registros históricos de mais de 100 países. É possível encontrar certidões de nascimento, casamento, falecimento e imigração gratuitamente.

 

Ancestry


Apesar de pago, o Ancestry é uma opção para quem deseja dupla cidadania. São disponibilizados 20 bilhões de registros de 80 países diferentes e mais de 80 milhões de árvores genealógicas com 8 bilhões de nomes. Não está disponível em português, mas, caso tenha dúvidas, pode traduzir no Google Tradutor.

 

Certidões em cartórios e em igrejas


Caso queira encontrar certidões brasileiras dos seus pais ou algum outro parente para entregar ao consulado, pode recorrer a cartórios e igrejas. Vale a explicação de que os primeiros cartórios surgiram no Brasil apenas no ano de 1888, então se o parente que nasceu antes, deve ir à igreja.

As certidões de batismo lavradas em igrejas são aceitas até 1º de janeiro de 1889. Enquanto as certidões de casamento, até 21 de maio de 1890.

 

Busca de certidões na Itália


Infelizmente, por mais que você procure com muita determinação, pode ser que não encontre o que precisa. Nesse caso, a opção mais sensata é buscar a ajuda de um profissional.

Existem historiadores especializados em busca de certidões e processos de cidadania que podem tornar sua procura muito mais rápida e confortável.

Após uma conversa, em que você apresentará todas as informações levantadas, essa pessoa fará apuração do que é necessário para dar andamento a requisição da dupla cidadania italiana.

Com as informações em mãos, pode ser feita a busca de documentos na Itália. Se você não fala o idioma ou não faz ideia de como conseguir as certidões, recomendamos que procure por profissionais renomados no mercado.

 

Busca de documentos italianos

 

Como funciona a busca de documentos?


O documento do ascendente estrangeiro e demais membros da sua árvore genealógica precisam ser apresentados na solicitação da cidadania.

Nós sabemos o quanto a busca de documentos é trabalhosa e nada melhor do que contar com uma equipe multidisciplinar para te ajudar.

A Doc Force conta com um time de historiadores e pesquisadores no Brasil e no exterior. Ainda que com poucas informações, é possível realizar toda a investigação e localizar certidões de nascimento, casamento e óbito nos mais variados órgãos públicos e privados.

Compartilhe